Os trabalhadores que integram a Associação dos Catadores de Materiais Reciclados de Toledo (Acatol) receberam na tarde desta sexta-feira (24) kits de uniformes contendo uma calça, uma camiseta e um avental. Os itens servirão para serem utilizados no dia a dia de trabalho dos catadores e é uma ação integrada com a Divisão de Ação Ambiental da Itaipu Binacional.
A entrega aconteceu na Unidade de Valoração de Resíduos (UVR) anexa ao Aterro Sanitário de Toledo, onde funciona a associação. Ao todo, foram entregues 52 kits para a Acatol. Os materiais são oriundos do convênio “Linha Ecológica: Educação para Sustentabilidade e Desenvolvimento Cultural do Território”, celebrado com a Itaipu Binacional e o Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu.
O município recebeu os kits no último encontro de alinhamento das ações dos gestores municipais de Educação Ambiental, organizado pela Binacional com os 55 municípios da região. A ação faz parte das programações alusivas ao dia 22 de março, Dia da Água. Durante o ato de entrega, o secretário de Meio Ambiente e demais gestores agradeceram e reconheceram o trabalho e a importância de cada agente em virtude da nobre função de cada um na separação do lixo de todo o município.
A presidente da Acatol, Cerli de Almeida, agradeceu a gestão. “Quando comecei aqui era muito difícil trabalhar, mas com o apoio que temos e todas as melhorias oferecidas nós conseguimos melhorar o nosso trabalho. Muito obrigado a todos por esse apoio”, enalteceu Cerli. O vice-prefeito comentou sobre a existência de aproximadamente 600 mil catadores no Brasil e também elogiou o trabalho realizado em Toledo. “Às vezes as pessoas não dão importância às pequenas coisas, mas aqui [na UVR] são separados mais de um milhão de toneladas de resíduos todos os anos. Nós temos como missão fazer políticas para garantir mais dignidade a cada cidadão e assim fazer uma gestão mais humanizada”, frisou Ademar.
O prefeito Beto Lunitti, recém empossado como presidente da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop), enalteceu o trabalho dos catadores e também falou sobre o papel da Itaipu nos próximos anos e da possibilidade de rever convênios para melhorar a gestão de resíduos nos municípios do Oeste paranaense. “Para termos coisas boas precisamos criar os ambientes favoráveis para isso. O uniforme entregue hoje é uma demonstração da possibilidade de organização da associação. Precisamos buscar eficiência para transformar o descarte em dinheiro no bolso dos catadores”, mencionou o prefeito Beto Lunitti.
Ele também reforçou a importância de se levar lideranças comunitárias das principais regiões da cidade para conhecer o trabalho realizado no Aterro Sanitário e na Unidade de Valoração de Resíduos como forma de colaborar na conscientização das pessoas sobre as formas adequadas de separação e destino dos resíduos.
A catadora Marli Veiga foi uma das beneficiadas com a entrega dos novos uniformes. “Para nós, o uniforme é muito melhor do que trazer uma roupa de casa todo dia. Melhora as condições de trabalho. Gostei muito desse trabalho da Itaipu, nota 10”, finalizou. O evento contou com a presença de diversas autoridades, entre elas os vereadores Damião Santos e Pedro Varela.