Com o intuito de modernizar a gestão pública, a administração municipal iniciou, na última semana, a captura de imagens para a atualização do Cadastro Técnico Urbano e Rural e a implantação de uma Plataforma de Gestão Territorial, ferramenta que vai permitir ter um mapeamento total de Toledo, com o georreferenciamento de imóveis, arborização e demais estruturas. Os trabalhos estão a cargo da DRZ Geotecnologia e Consultoria LTDA.
De acordo com o secretário de Planejamento, Habitação e Urbanismo, Neuroci Antonio Frizzo, o processo é extenso, com previsão de dois anos para ser totalmente implantado. Será um banco de dados bastante organizado. “Toledo está atrasado em relação ao que já existe em termos de tecnologia para atendimento ao cidadão”, comenta Frizzo. O secretário ainda acrescentou que uma das primeiras ferramentas à disposição da comunidade será o ‘Aprova Digital’, eliminando a necessidade de projetos em papel para serem analisados e aprovados junto à administração municipal.
Além disso, o georreferenciamento vai permitir consultas de forma mais rápida, destravando diversos processos e dando ao gestor um banco de dados minucioso. “Teremos fachada das edificações, Cadastro da Arborização Urbana, plataforma de gestão na web com integração com banco de dados espacial e sistema mobile para diversos sistemas de gestão e isso trará facilidade para os gestores. Qualquer estrutura urbana como postes, vias públicas e outros elementos da paisagem urbana e rural poderá ser acessada”. Frizzo citou como exemplo o pedido para retirada de uma árvore. “O responsável técnico já poderá acessar o local, por meio do endereço, e verificar se realmente existe a necessidade da remoção”, expôs.
O banco de dados formado ao final do trabalho, com conclusão prevista para 24 meses, trará mais celeridade em processos para certidões de uso e ocupação, aprovação de projetos digitalmente e com aprovação on line, arborização urbana, emissão de alvarás, fiscalização de obras e no processo de gestão de obras públicas com inteligência geográfica, orçamentos, contratos e medições digital.
A ferramenta fará com que Toledo tenha mais eficiência e eficácia nas ações. “Com estes dados será possível ser mais efetivos nas tomadas de decisão em relação aos investimentos, melhorias e demais intervenções necessárias para uma boa gestão do município. Há cada dia mais é necessário diminuir custos com a máquina pública e dar mais celeridade para as ações. A gestão do município não vai precisar daquela visita in loco às obras, tudo vai estar mapeado. Daqui a pouco tudo será feito eletronicamente, utilizando menos pessoal. Temos que nos modernizar para conseguir atender mais, com menos pessoas e menos gastos”, reforçou Frizzo.
Além de facilitar a gestão pública, assim que concluída a implantação, o cidadão também poderá consultar via internet – tudo poderá ser acessado no site do município – qualquer tipo de informação de todas as áreas, como por exemplo, saúde, educação, transporte, meio ambiente, entre tantas outras. O trabalho é realizado, neste primeiro momento, com um veículo que está passando pelos bairros, fazendo a captura de imagens em 360 graus. Todas as ruas da área urbana e rural serão contempladas também com cobertura aerofotogramétrica para obtenção de fotografias aéreas verticais coloridas de todo o território do município. Já foram percorridos o interior, a região central e a parte sul da cidade (Panorama, São Francisco e localidades do entorno).